1967
Depois de alguma ausência retomo as minhas narrativas, começando por dizer que as ‘coisas’ pioraram no que toca à Ronda Ambulante. Este serviço passou a ser extensivo ao patrulhamento das tabancas ao redor da cidade.
Este patrulhamento é dividido por turnos e sectores; A, B e C, começando às18 horas e terminando
às seis horas da manhã do outro dia.
Cada turno tem quatro horas e são compostos por seis homens, dois para cada sector, munidos de espingarda automática G3, com cinco carregadores de munições, duas granadas de mão defensivas e uma ofensiva, cada um. Já ontem “alinhei” no segundo turno, das 22 às duas horas da madrugada.
Há o chamado pessoal da “linha” que é constituído por básicos e aqueles que, por não estarem colocadosem nenhuma repartição ,
só fazem serviços. “Alinham” também
de cinco em cinco dias e o resto do tempo folgam. Rica vida! O pessoal das
patrulhas está todo o dia impedido, nas várias repartições e secções do
quartel, e folga as primeiras quatro horas da manhã. Mas, somente, se o turno
foi o das duas horas às seis.
O meu sócio, camarada Torres está doente. Umas vezes está na caserna, outras vezes está na enfermaria. Tem sido uma maçada para lhe levar o comer. Algumas vezes não lho levo e ele lá se desenrasca. Outras vezes, arranjo um negrinho, a troco de uns pesos, (dinheiro), e lá vai ele, pé descalço, a palmilhar cerca de dois quilómetros e meio, com a marmita à cabeça, um braço erguido a segurar, outro caído «a dar-a-dar».
Tenho muito trabalho na secção e outro tanto meu para fazer para além de que, principalmente, nesta hora do meio-dia, está um calor sufocante para andar abaixo e acima a levar a marmita com o comer ao camarada Torres. Mas, tendo de ser, lá me vou arranjando. Hoje por ele, amanhã por mim.
Tenho recebido correspondência da minha amiga Guadalupe, a «Malaguenha» que falei há três capítulos atrás e também, da minha namorada que agora, de momento, não me apraz pensar nela. Das minhas duas madrinhas de guerra é que, há muito tempo, não recebo correspondência. Aquilo já houve ditos e desditos com as três. Vamos esperar para ver. A Rosa, outra madrinha, é que tem escrito assiduamente.
As necessidades da família obrigaram-no a mais uma comissão de serviço no Ultramar, calhando-lhe, desta vez, a Guiné. Morreu-lhe um filho em Angola, nas matas de Nambuangongo, onde também já esteve por duas vezes, e faz esta comissão, que está perto do fim, para ajudar os netos que ainda são pequenos. Ele chorou e nós comovidos também.
30 de Outubro
Segunda-feira, 14h0o
|
|
Depois de alguma ausência retomo as minhas narrativas, começando por dizer que as ‘coisas’ pioraram no que toca à Ronda Ambulante. Este serviço passou a ser extensivo ao patrulhamento das tabancas ao redor da cidade.
Houve várias detenções de supostos terroristas neste
perímetro e o comando teme que possa haver, pela calada da noite, algum atentado a um quartel.
Quer isto dizer que estamos “lixados”. Um serviço destes calhava-me de 15 em 15 dias e agora,
como triplicou o pessoal para o patrulhamento, sendo o pessoal o mesmo, estamos
a “alinhar” de cinco em cinco
dias. Este patrulhamento é dividido por turnos e sectores; A, B e C, começando às
Cada turno tem quatro horas e são compostos por seis homens, dois para cada sector, munidos de espingarda automática G3, com cinco carregadores de munições, duas granadas de mão defensivas e uma ofensiva, cada um. Já ontem “alinhei” no segundo turno, das 22 às duas horas da madrugada.
Há o chamado pessoal da “linha” que é constituído por básicos e aqueles que, por não estarem colocados
O meu sócio, camarada Torres está doente. Umas vezes está na caserna, outras vezes está na enfermaria. Tem sido uma maçada para lhe levar o comer. Algumas vezes não lho levo e ele lá se desenrasca. Outras vezes, arranjo um negrinho, a troco de uns pesos, (dinheiro), e lá vai ele, pé descalço, a palmilhar cerca de dois quilómetros e meio, com a marmita à cabeça, um braço erguido a segurar, outro caído «a dar-a-dar».
Tenho muito trabalho na secção e outro tanto meu para fazer para além de que, principalmente, nesta hora do meio-dia, está um calor sufocante para andar abaixo e acima a levar a marmita com o comer ao camarada Torres. Mas, tendo de ser, lá me vou arranjando. Hoje por ele, amanhã por mim.
Inscrevi-me num curso de desenho por correspondência e já
recebi as primeiras lições.
Fazer os trabalhos deste curso, as encomendas de retratos,
pôr a correspondência em dia e escrever este diário tem-me ocupado todo o tempo
que tenho livre.
Este curso de desenho técnico com o nome de «Desenhador Industrial», do Centro de Ensino Técnico e Orientação
Profissional, (CETOP), das Publicações
Europa-América engloba desenho de máquinas e desenho de construção civil.
Para além das componentes teóricas em arquitetura e engenharia tem, ainda,
cálculo da resistência dos materiais, geometria descritiva e outras matérias.
Penso que este curso é muito completo e tenho pena de o não ter descoberto há
mais tempo.
Tenho recebido correspondência da minha amiga Guadalupe, a «Malaguenha» que falei há três capítulos atrás e também, da minha namorada que agora, de momento, não me apraz pensar nela. Das minhas duas madrinhas de guerra é que, há muito tempo, não recebo correspondência. Aquilo já houve ditos e desditos com as três. Vamos esperar para ver. A Rosa, outra madrinha, é que tem escrito assiduamente.
O furriel Santos já voltou de férias e,
agora, o chefe «por qualquer coisa» está
sempre a implicar com ele. Dizem que
ele está apanhado do clima e por isso
tem de arranjar sempre uma vítima. Deixem-no andar. Enquanto malha num, os outros folgam as costas. Não
fosse a rabugice do chefe e a minha falta de dinheiro, tudo estaria a correr
normalmente bem. Esta minha constante falta de dinheiro já passa a ser um mal
crónico. É como uma doença má. Esta enraíza-se e depois temos que viver com ela
até descobrirmos um remédio que a cure.
Ah! Já me esquecia
de referir. O sargento Abílio, desconfiado da nossa marosca, veio ter connosco,
à hora do nosso jantar, carregando dois garrafões de vinho, abraçados como se
fossem dois meninos gémeos, (um branco e um
preto)
e confessou-nos ter sido ele quem bebia a nossa ‘água de Lisboa’. Pediu desculpas oferecendo-nos um dos garrafões,
para nos compensar, ficando com o branco para si para afogar as suas mágoas nas
longas noites de solidão.
O sargento Abílio é pessoa para os seus 60 anos ou muito
perto deles. É uma pessoa muito só, muito solitária, pouco convivente com os
outros, mesmo com os da sua classe. Lamentou-nos que à noite quando se deita,
aqui na secção, numa tarimba que arma quando se deita e desarma pela manhã se
sente muito só e desamparado. No silêncio da noite − que só não é profundo por causa dos roedores noturnos que
correm impunemente, num frenético festim, pelas prateleiras empoeiradas − é atacado pela nostalgia e insónias que lhe
trazem recordações em catadupa e lhe martelam o juízo e lhe apertam a alma
que, para as esquecer, tem de beber do tinto carrascão.As necessidades da família obrigaram-no a mais uma comissão de serviço no Ultramar, calhando-lhe, desta vez, a Guiné. Morreu-lhe um filho em Angola, nas matas de Nambuangongo, onde também já esteve por duas vezes, e faz esta comissão, que está perto do fim, para ajudar os netos que ainda são pequenos. Ele chorou e nós comovidos também.
![]() |
|
Primeiro Caderno de Exercícios do
Curso de Desenhador Industrial
do Centro de Ensino Técnico e Orientação
Profissional – CETOP |

Sem comentários:
Enviar um comentário